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Lista de Alimentos Ricos em Hidratos de Carbono

Escrito em 22 de Jan. de 2018


Existem hidratos de carbono bons e hidratos de carbono maus. Os hidratos de carbono que se encontram na sua forma natural são ricos em fibra e têm uma densidade nutricional elevada.

Os hidratos de carbono processados têm menos fibra ou a fibra errada. São produtos industrializados com uma densidade nutricional menor e por isso não são recomendados.

Regra geral: Se for um alimento natural então é recomendado, independentemente da quantidade de hidratos de carbono que contém.

É segundo esse parâmetro que estarão classificados os alimentos: como bons ou maus, lembrando que o que é importante é o balanço energético (lembre-se que é possível emagrecer só com comida de lixo se a ingestão calórica for menor que o gasto).

Escolher os alimentos com mais fibra torna a dieta mais fácil por que diminui o apetite e as chances de compulsão alimentar. Comer alimentos naturais é mais saudável pois ingerimos mais nutrientes e menos calorias.

Hidratos de Carbono Saudáveis

Estes são os hidratos de carbono nutritivos e recomendados:

  • Todos os vegetais saudáveis contêm hidratos de carbono, fibras e muitos nutrientes. Alho, aipo, beterraba, couve, couve de Bruxelas, brócolos, couve flor, tomate, cenouras, cebola, pimento, espargos, pepino, cebola, cogumelos, rabanetes, etc.
  • Maçãs, bananas, laranjas, mirtilos, toranja, melancia, pêssegos, etc.
  • Lentilhas, ervilhas, feijão, etc.
  • Sementes e nozes. Nozes, amêndoas, castanha do Pará, avelã, sementes de chia, sementes de abóbora, etc.
  • Grãos integrais. Aveia, quinoa, grãos de bico, arroz integral, trigo sarraceno, etc.
  • Tubérculos. Batatas, batata doce, etc.

Hidratos de Carbono a Evitar

Estes são os hidratos de carbono responsáveis pela obesidade e diabetes tipo 2. Se quer emagrecer, evite estes “alimentos”:

  • Refrigerantes e sumos de fruta. Coca cola, chá gelado e todas as bebidas açúcaradas. Os sumos de fruta são tão prejudiciais quanto os refrigerantes.
  • Pão. A maioria do pão é feito de hidratos de carbono refinados com pouco valor nutricional. O pão integral também tem quase as mesmas calorias e nutrientes.
  • Bolos e bolachas são recheados de açúcar e farinha de trigo refinada.
  • Gelados, doces e chocolate contêm muito açúcar. Procure por chocolate com 85% de cacau.
  • Batata frita e aperitivos. A batata cozida é saudável, mas frita não.

Para Concluir…

Nem todos os hidratos de carbono são perigosos, pelo contrário, alguns dos alimentos mais saudáveis são ricos em hidratos de carbono. Os hidratos de carbono refinados são maus, os hidratos de carbono naturais são bons.

Na dieta low carb devem ser ingeridos em moderação, mas são essenciais para o aumento de massa muscular.

Se tem insensibilidade à insulina, síndrome metabólica, excesso de peso, obesidade ou diabetes tipo 2 a dieta low carb é recomendada.

Se é saudável e faz exercício físico e quer aumentar a massa muscular ou definir o abdômen, então uma dieta com mais hidratos de carbono vai dar resultados mais rápidos.

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Acredite em si,

Cirilo

Cirilo
DeROSE Life Coach

DeROSE Method Antas - Escola Eduardo Cirilo 

Fonte: Saúde Ideal



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